espaço

Wednesday, 02 de october de 2019

Com fiscalização do MPSP, eleição para conselheiros tutelares acontece no domingo

Acordo viabilizado pelo CAO Cível permite uso de urnas eletrônicas no pleito
Acordo viabilizado pelo CAO Cível permite uso de urnas eletrônicas no pleito

Promotoras do CAO CívelSob fiscalização do Ministério Público, a eleição para escolha dos conselheiros tutelares será realizada no próximo domingo (6/10) em todo o território nacional. Na cidade de São Paulo, a votação ocorrerá em 304 pontos da cidade, das 8h às 17h. Os eleitos serão responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes durante o quadriênio de 2020 a 2024.


Por meio de acordo costurado pelo Centro de Apoio Operacional Cível (CAO Cível) do MPSP, foi aberta aos municípios paulistas com mais de 300 mil eleitores a possibilidade de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral para contar com urnas eletrônicas na eleição de conselhereiros tutelares. 

O acordo selado começou a ser desenhado quando o presidente do TRE, Carlos Eduardo Cauduro Padin, foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, pela subprocuradora-geral de Justiça de Integração e Relações Externas, Lídia Passos, pelo coordenador do CAO Cível, Tiago Zarif, e pelas promotoras de Justiça Fernanda Beatriz Lopes, Fátima Liz Bardelli e Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro.

Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos e fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos.

Eleitores em situação regular junto à Justiça Eleitoral podem comparecer aos locais de votação munidos de título de eleitor e documento com foto. Os locais compreendem as zonas norte, sul, leste, oeste e centro do município. Cada eleitor pode votar em cinco candidatos do Conselho Tutelar de sua região. Aqui é possível consultar os locais de votação pelo título e zona eleitoral.

O CAO Cível - Área da Infância e Juventude permanecerá de plantão durante a votação a fim de auxiliar os promotores de Justiça que fiscalizam o pleito.

 


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço