espaço

Wednesday, 15 de january de 2020

Membros do Órgão Especial, do Conselho Superior e da CPP são empossados no MPSP

No evento, PGJ destacou importância dos colegiados para a instituição
No evento, PGJ destacou importância dos colegiados para a instituição

"Minha confiança em cada um dos senhores é absoluta". Foi com essas palavras que o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, saudou os procuradores que tomaram posse nesta quarta-feira (15/1) como integrantes do Órgão Especial, do Conselho Superior do MPSP e da Comissão Processante Permanente. "Os senhores construirão no biênio mais uma página da nossa instituição", enfatizou o PGJ, destacando a importância desses colegiados na administração superior do MPSP.

Em seu discurso, Smanio também cumprimentou os colegas que participaram do último processo eleitoral. "Todos os colegas que participaram deste pleito são merecedores do nosso respeito e da nossa admiração". De acordo com ele, a partir das divergências, a administração superior saberá construir as convergências no sentido de defender valores como a independência e a autonomia dos promotores.

A procuradora Juang Yuh Yu, que discursou em nome dos empossandos do Órgão Especial, foi na mesma linha. Defendeu a atuação dos membros da instituição e garantiu que "ameaças e intimidações não devem atingir o promotor de Justiça", numa referência à lei de abuso de autoridade.

O procurador José Carlos Cosenzo, falando em nome dos novos integrantes do Conselho Superior, considerou algo extremamente positivo para a instituição o fato de, pela primeira vez, três chapas terem concorrido ao colegiado. "Nunca houve isso na nossa história". Ele também homenageou o PGJ. "Foi uma honra ter feito parte da sua qualificada equipe", afirmou.

O presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado, sublinhou o trabalho de todos os integrantes dos colegiados, tanto os que deixam seus cargos quanto os que assumem para um novo biênio, como fundamental para o fortalecimento da instituição, que "defende a sociedade e defende o país".

A mesa da sessão solene do Órgão Especial foi composta, além de Smanio e Cosenzo, pelas seguintes autoridades: Antonio de Pádua Bertone (secretário do Órgão Especial), Paulo Dimas (secretário de Estado da Justiça), Maria Lia Porto (procuradora-geral do Estado), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente do Tribunal de Justiça), Tereza Exner (corregedora-geral do MPSP),  Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior (presidente do Tribunal Regional Eleitoral), Clovis Santinon (presidente do Tribunal de Justiça Militar), Thiago Pinheiro Lima (procurador-geral de Contas), Álvaro Augusto Fonseca de Arruda (decano do Órgão Especical), Ricardo Mair Anafe (corregedor-geral da Justiça), Gilberto Nonaka (ouvidor do MPSP), Paulo Sérgio de Oliveira e Costa (diretor da Escola Superior do MPSP), Juliana Belloque (1ª subdefensora pública), Maurício Rodrigues Costa (diretor da Polícia Científica), Vanessa Mateus (presidente da Apamagis) e Herman Herschander (da Escola Paulista da Magistratura).


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço