espaço

Friday , 17 de july de 2020

MPSP derruba trechos de decretos irregulares para retomada de atividades em Taubaté

Dispositivos questionados pela PGJ contrariam Plano São Paulo
Dispositivos questionados pela PGJ contrariam Plano São Paulo

Em ação direta de inconstitucionalidade, a Procuradoria-Geral de Justiça obteve liminar suspendendo normas do município de Taubaté que autorizavam a retomada de atividades em contrariedade ao Plano São Paulo, do governo do Estado. Com a decisão, perdem a eficácia trechos de decretos municipais que liberaram o funcionamento, das 10 às 18 horas, de estabelecimentos comerciais, do Camelódromo e do Shopping Popular. Imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos, assim como escritórios em geral, que tinham recebido autorização para abertura entre 8 e 16 horas, também deverão permanecer de portas fechadas. A liminar derruba ainda a autorização dada para funcionamento de shopping centers das 10 às 18 horas.

Na ação, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, lembra que o município de Taubaté está classificado na fase 2 - laranja do Plano São Paulo, o que não possibilita o funcionamento de imobiliárias, concessionárias e lojas de veículos e escritórios em geral, bem como de estabelecimentos comerciais em geral e shoppings, por oito horas seguidas. 

Para a chefia do MPSP, os decretos municipais violam o pacto federativo e a partilha constitucional de competência legislativa em matéria de saúde, pois os municípios não podem afastar-se das diretrizes estabelecidas pelo Estado de São Paulo para proteção à saúde decorrente da pandemia, cabendo-lhe apenas suplementá-las, (...) para o fim de intensificar o nível de proteção por elas estabelecido, mediante a edição de atos normativos que venham a torná-las eventualmente mais restritivas".

Ao conceder a liminar, o relator Moreira Viegas, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, considerou que, sem respaldo científico, os decretos municipais questionados pela PGJ ampliam a possibilidade de agravamento do quadro pandêmico, colocando em risco a saúde e a vida de inúmeras pessoas.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço