espaço

Thursday , 30 de july de 2020

Sarrubbo: 'Cada promotor que ajuíza ação civil e muda sociedade é devedor dos senhores'

Webinar com Ferraz, Milaré, Mazzilli, Maria Cristina, Zarif e Martins Junior marca 35 anos da lei
Webinar com Ferraz, Milaré, Mazzilli, Maria Cristina, Zarif e Martins Junior marca 35 anos da lei

"Cada jovem promotor de Justiça que ajuíza uma ação civil pública e muda a sociedade é devedor dos senhores". Foi assim que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, reverenciou os membros do MPSP que formataram o "instrumento de defesa da sociedade", sancionado em 24 de julho de 1985. "Ainda na década de 80, eles já tinham uma visão de futuro", disse o PGJ, na abertura do Webinar 35 Anos da Lei de Ação Civil Pública, evento virtual promovido em parceria pela Procuradoria-Geral de Justiça e pela Escola Superior do Ministério Público nesta quinta-feira (30/7), reunindo cerca de 500 pessoas.

"Saúdo aqueles que fizeram e que fazem a história", afirmou Sarrubo, mencionando Édis Milaré, Hugo Nigro Mazzilli, Maria Cristina Barreira de Oliveira, Nelson Nery, Antônio Augusto Ferraz, Wallace Paiva Martins Junior e Tiago Zarif.

"A ação civil pública é um verdadeiro instrumento de tributo à cidadania nos direitos sociais", declarou o diretor de ESMP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. "Essa é uma história de todos nós", recordou o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paulo Penteado, citando reuniões de grupos de estudo, ainda nos anos 70, para discutir a poluição do Rio Paranapanema, em Ourinhos, e como a instituição poderia atuar.

"Essa é uma reunião de expoentes do Ministério Público, de referências. Eles deram um norte para a nossa instituição", observou o secretário especial de Tutela Coletiva, Mário Malaquias. "Eles puderam construir uma face nova da Justiça brasileira", sublinhou o secretário do Conselho Superior do MPSP, José Carlos Cosenzo em sua saudação.

Ferraz, Milaré, Mazzilli, Maria Cristina, Zarif e Martins Junior fizeram exposições sobre o tema, bem como o desembargador aposentado Kazoo Watanabe.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço