espaço

Monday , 21 de september de 2020

Operação Perseus resulta em condenação superior a 40 anos

Ação foi deflagrada pelo Gaeco e pela Promotoria de Cananeia para desarticular tráfico de drogas
Ação foi deflagrada pelo Gaeco e pela Promotoria de Cananeia para desarticular tráfico de drogas

O réu F.R.d.S.F, conhecido como Fênix, Febem e Eclipse, foi condenado a 40 anos, 11 meses e 27 dias de reclusão, pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em decorrência da Operação Perseus, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Cananeia.


Fênix ocupava a função de “sintonia geral do Vale do Ribeira” e de “apoio da sintonia geral da Baixada Santista” na organização criminosa autodenominada Primeiro Comando da Capital. Com grande prestígio na facção, ele coordenava as práticas de tráfico de drogas nos municípios de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia e Pariquera-Açu, além de manter pontos de tráfico de drogas nas cidades de Praia Grande e Itanhaém.


Na mesma ação penal, em sentença proferida pelo juiz Thiago Zampieri da Costa, F.H.E, vulgo Palhaço, foi condenado a 13 anos, 8 meses e 15 dias de reclusão pela prática dos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico. Ele atuava no tráfico de drogas em Santos, Praia Grande, bem como nos municípios do Vale do Ribeira e estava foragido havia 12 anos, quando da deflagração da Operação Perseus. Durante referido período, Palhaço fez uso de documentos falsos, apresentando-se como Gilmar dos Santos Silva.

 

Outros nove criminosos foram condenados na ação, com penas que variam entre seis e 24 anos de reclusão, destacando-se D.d.L.B, vulgos Boy e Da Hui, responsável pela função de “disciplina” na Praia Grande. Boy tinha a incumbência de aplicar o código de conduta da facção na Baixada Santista, com imposição de sanções violentas.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço