espaço

Thursday , 10 de june de 2021

Projeto em Campinas viabiliza apoio a dependentes químicos autores de crimes

Iniciativa da Promotoria Criminal é para réus primários
Iniciativa da Promotoria Criminal é para réus primários

A Promotoria de Justiça Criminal de Campinas firmou parceria com o Narcóticos Anônimos para viabilizar o acompanhamento de dependentes químicos envolvidos em determinados tipos de crimes, medida adotada, a critério de cada promotor de Justiça, como condição em imposições de penas substitutivas ou acordos judiciais. O projeto nomeado “Beneficiários da Lei” iniciou-se oficialmente em junho deste ano com sua aplicação no âmbito de acordos de não persecução penal. 

De acordo com a promotora de Justiça Marcela Scanavini Bianchini, idealizadora do projeto, foram realizadas reuniões e contatos prévios com o Narcóticos Anônimos e seus coordenadores, promotores de Justiça Criminais, defensores públicos e autoridades judiciais da Comarca para a viabilização da medida, por meio da qual se procura beneficiar autores primários, que tenham cometido crimes com penas inferiores a quatro anos e que demonstrem sinais de dependência química por ocasião do processo judicial.  

Ainda segundo Marcela, a iniciativa ampara inicialmente o próprio beneficiário, pois busca trabalhar sua dependência química, oferecendo oportunidade gratuita de recuperação e reabilitação. Nos acordos penais, estabelece-se, em regra, o comparecimento mínimo a 15 sessões, indicadas para a aquisição de ferramentas psicológicas e emocionais para superar o vício. A iniciativa também favorece a sociedade, já que tem potencial de reduzir a reincidência das práticas delitivas que decorrem do alcoolismo e drogadicção.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço