espaço

Friday , 13 de august de 2021

Evento de lançamento do SAJ MP é acompanhado por mais de duas mil pessoas

Sarrubbo definiu implementação como "momento de virada" para instituição
Sarrubbo definiu implementação como "momento de virada" para instituição

Acompanhado por 2.345 pessoas, foi realizado nesta sexta-feira evento virtual para lançamento do SAJ MP, sistema com ferramentas para gestão e compartilhamento de tarefas, peticionamento simplificado e automação com inteligência artificial, entre outras funcionalidades. O webinar foi realizado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e pela Softplan, desenvolvedora da solução. A implementação da funcionalidade foi definida pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, como um "momento de virada" para o Ministério Público de São Paulo. "É a nossa entrada em uma nova era, em um novo modo de acessar os processos junto ao Tribunal de Justiça. Isso garantirá maior eficácia, eficiência e tranquilidade para toda a nossa equipe", afirmou.

Para Sarrubbo, o SAJ MP, que começará a ser implementado gradualmente a partir de 23 agosto, é fruto de esforços para a celebração de um contrato que facilitasse a vida de quem faz o MPSP e permitisse à instituição prestar um serviço ainda melhor à sociedade. "Tenho certeza de que a parceria iniciada aqui não será um namoro rápido, e sim um casamento que certamente chegará às bodasde ouro", opinou.

Segundo o diretor-geral do MPSP, Michel Romano, o lançamento do SAJ MP deixa claro que o momento atual é de grandes realizações. "A Procuradoria-Geral de Justiça foi muito feliz na decisão de mudar os rumos da instituição quanto às soluções tecnológicas. Nesta oportunidade, temos certeza de que não há outro caminho a não ser contratar a mesma empresa que responde pelo sistema do Tribunal de Justiça". 

O diretor da ESMP, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, considerou que a parceria entre o MPSP e a Softplan mostra a disposição dos envolvidos para criar um sistema que atenda às necessidades do Ministério Público para um atendimento ainda melhor à sociedade. A opinião foi compartilhada pelo coordenador do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Laercio Carrasco Junior: "Hoje é o início de um ciclo que melhorará a vida de todos, trazendo impactos muito positivos no trabalho de Promotorias e Procuradorias de Justiça". Ele explicou que a implementação piloto do SAJ MP acontecerá em cinco Promotorias (Serra Negra, Sumaré, São Carlos, Taboão da Serra e Fernandópolis) e na Procuradoria de Justiça de Habeaus Corpus. O começo dos procedimentos será acompanhado de perto por especialistas para coleta de feedback, críticas e sugestões com vistas a eventuais ajustes para posterior ampliação da solução.

Eduardo Smith, presidente da Softplan, fez questão de ressaltar o comprometimento da empresa no apoio ao MPSP durante o processo de transformação digital. "A tecnologia do SAJ é altamente especializada, construída de olho nas necessidades específicas da instituição". Rodrigo Santos, diretor-executivo da Unidade de Justiça da empresa, esclareceu sobre a decisão de elaborar automações tecnológicas para permitir aos membros ter mais tempo para dedicar à produção de suas peças judiciais. "Estamos aqui para direcionar à tecnologia aquelas atividades que não precisam ser conduzidas por um ser humano, liberando as pessoas para as ativides mais nobres, que não podem ser subsituídas por um equipamento digital". 

Durante o webinar, os especialistas da Softplan Cleyton Gueiros da Silva, Talita Caetano Silva e Julia Raposo Gomes de Souza apresentaram aspectos práticos envolvendo a utilização do SAJ MP e o ambiente de educação a distância da empresa. Será por meio deste último que os usuários passarão por capacitação para uso da solução. 

De acordo com Carrasco Junior, Promotorias interessadas em aderir ao SAJ MP devem enviar email para [email protected] para receber mais informações sobre o sistema, a capacitação e tirar todas as dúvidas. O curso terá carga horária de 36 horas e poderá ser utilizado com fins de evolução funcional.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço