espaço

Wednesday, 01 de september de 2021

Condenados cinco réus por esquema de venda de peças de carros irregulares na capital

Crimes foram desvendados na Operação Rufião, do Gaeco
Crimes foram desvendados na Operação Rufião, do Gaeco

Cinco investigados na Operação Rufião e denunciados pelo MPSP foram condenados pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital, em sentença de 25 de agosto. Em decorrência dos crimes de organização criminosa, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo, o Judiciário impôs penas de três a 17 anos de prisão a Antônio Paulo Duarte Teixeira, Dilceia Martins Santos, Adriano Pereira da Silva, Régis José Reche e Paulo Rogério do Amaral Castro.

Segundo o apurado, os réus faziam parte de organização criminosa voltada à prática de receptação de veículos e venda das respectivas peças. Os criminosos recebiam os carros de intermediários, sendo que se tratavam de automóveis frutos de delitos patrimoniais e fraude às seguradoras. Integrantes da quadrilha retiravam as peças, posteriormente comercializadas em lojas da zona sul da capital paulista. De acordo com as investigações, lojistas financiavam o bando a partir da compra reiterada dos produtos, vendidos também a particulares pela internet.

Dos cinco condenados, três permaneceram com as prisões preventivas decretadas após a sentença.

A Operação Rufião foi deflagrada em fevereiro de 2020 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Corregedoria da Polícia Militar. Na ocasião, as autoridades prenderam seis pessoas (quatro civis e dois militares), bem como a apreenderam 24 veículos (21 com identificação e três sem), duas armas e R$ 59 mil em cheques.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço