espaço

Thursday , 30 de september de 2021

Shopping Pátio Higienópolis firma TAC para adequar tratamento a crianças vulneráveis

Acordo com MPSP envolve capacitação de seguranças
Acordo com MPSP envolve capacitação de seguranças

Os responsáveis pelo Shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPSP tendo o objetivo de viabilizar a interação adequada com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que transitam pelo estabelecimento. O acordo foi viabilizado pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude Reynaldo Mapelli Júnior, no âmbito de um inquérito instaurado pelo também membro do MPSP Eduardo Dias, após o shopping revelar a intenção de apreender menores de 18 anos em situação de rua, desacompanhados, e entregá-los à Polícia Militar. 

Pelos termos do TAC, que ainda depende de homologação pelo Conselho Superior do MPSP, a empresa se comprometeu a realizar formação continuada de sua equipe de seguranças privados, com foco em capacitação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos Da Criança e do Adolescente, envolvendo questões como racismo e gênero. O acordo prevê ainda a contratação de orientadores socioeducacionais e a criação de um Núcleo Social, que terá o objetivo de acompanhar as medidas destinadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas dependências do shopping. 

Também segundo o TAC, será estabelecido um fluxo humanizado de abordagem social a crianças e adolescentes que circularem nas do centro comercial dependências e revelarem situação de vulnerabilidade, a fim de preservar os seus direitos e não excluí-los. Ao mesmo tempo, deverão ser acionados os serviços de assistência social e de proteção, como o Conselho Tutelar. Outro ponto do acordo prevê doações a serem feitas projetos sociais cadastrados no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e voltados à promoção de políticas públicas voltadas a essa fatia da população.

O documento leva em conta o fato de o Shopping Pátio Higienópolis, por conta de uma intervenção anterior da Defensoria Pública e de algumas ONGs, ter promovido capacitação para o quadro de seguranças com conteúdo desenvolvido pela Rede Protetiva da Infância, bem como campanha de sensibilização por meio do evento "Abraços no Pátio", tendo como público-alvo clientes, moradores do entorno e colabores do empreendimento.


Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo - Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
[email protected] | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095
espaço
espaço

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rua Riachuelo, 115 - São Paulo - CEP 01007-904 - PABX: 11 3119.9000

Horário de Atendimento: das 9h às 19h

Todos os direitos reservados

 
espaço